BOAS FESTAS!

23 Dezembro 2020

BOAS FESTAS!

A equipa do Museu do Calçado deseja a todos um Feliz Natal e que 2021 nos traga uma renovada esperança.

JÁ SAIU O PROGRAMA DO CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DE NATAL

11 Dezembro 2020

JÁ SAIU O PROGRAMA DO CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DE NATAL

Já saiu o programa do CULTURando por aí... férias de Natal!

Escolhe as tuas atividades favoritas e inscreve-te até ao dia 18 de dezembro.

Esta vai ser uma edição de se lhe tirar o chapéu!

23 dez » quarta-feira « Museu da Chapelaria

Visita desafio "Uma viagem de se lhe tirar o chapéu"

Oficina jogo "Quantas fábricas tem o Pai Natal?"

28 dez » segunda-feira « Museu da Chapelaria

Descobrir o mundo mágico de Donna Hartley Millinery

Oficina criativa "Uma passagem de ano cheia de estilo"

Oficina criativa "Coleção Primavera / Verão 2021"

29 dez » terça-feira « Museu do Calçado

Descobrir o mundo tecnológico de Silvia Fadó

Oficina criativa "Altos sapatos"

Visita exploratória "Sabes tudo sobre um sapato?"

Oficina criativa "A máqina dos sonhos"

30 dez » quarta-feira « Museu do Calçado

Visita exploratória "Como criam os Artistas?"

Oficina criativa "Uma obra nunca vista!"

Oficina criativa "A caminho de 2021..."

Com vista à segurança de todos, a participação neste programa requer o uso de máscara.

Para mais informações e inscrições, contacte o Serviço Educativo através do telefone 256 200 206/256 004 006 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DE NATAL

04 Dezembro 2020

CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DE NATAL

“CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas.
Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa.
Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.
O programa decorre em instituições culturais da cidade, em diferentes períodos do dia, cruzando várias valências e dando oportunidade a que os participantes desenvolvam e descubram novas competências e desenvolvam relações afetivas com as instituições culturais.
Pretende-se ainda, com este programa, estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural desde a mais tenra idade.

O programa desta edição de Natal de 2020 será divulgado em breve. Fique atento!

O MEU NATAL NO MUSEU DO CALÇADO | PROGRAMA FAMÍLIA

03 Dezembro 2020

O MEU NATAL NO MUSEU DO CALÇADO | PROGRAMA FAMÍLIA

12 de dezembro 2020 | 14h00

Este Natal terás a oportunidade de realizar um sonho antigo… a tua primeira sessão fotográfica natalícia!

Reúne a família, calça os teus sapatos mais natalícios e visita o Museu do Calçado para uma sessão fotográfica muito especial.

Atividade gratuitta para crianças dos 5 aos 14 anos e famílias. Duração aproximada de 90 minutos e com agendamento prévio obrigatório através de um dos seguintes contactos: museudocalcado.sjm@gmail.com | 256 004 006

EXPOSIÇÃO-INSTALAÇÃO A VERDADE DÓI

01 Dezembro 2020

EXPOSIÇÃO-INSTALAÇÃO A VERDADE DÓI

No âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, esta exposição-instalação dá voz a inúmeras mulheres que viram as suas vidas destroçadas por atos de violência.
A violência contra as mulheres é uma das mais transversais à História e sociedades do mundo, atravessando classes sociais e idades. São muitos e diversos os atos profundamente violentos aceites, como a mutilação genital ou o tráfico sexual e que, por pressões sociais, continuam a ser praticados.
Muitas vezes justificados por tradições culturais, dogmas religiosos ou relações de poder instituídas, são atos de violência contra as mulheres que acabam, em muitos casos, em tolerância e até impunidade para com os agressores.
Apontadas pela sua falta de decoro, culpabilizadas pela forma livre como se vestem, acusadas de provocação, pressionadas a reduzirem os seus contactos sociais, alvos de acusações infundadas, objetificadas pelo seu género sexual, estas mulheres sentem-se derrotadas, inúteis, sem saída.
A partilha das suas histórias, dos momentos mais negros que viveram e das experiências de superação servem, assim, de alerta e motivação para que estes casos não voltem a repetir-se, para que sejam levados à justiça e não fiquem escondidos sob uma nuvem de vergonha e constrangimento.
A Verdade Dói! Falar é reviver tudo o que aconteceu, mas é também um ato de coragem e um primeiro passo para o processo de cura. E o silêncio daqueles que também partilham destes problemas, não sendo vítimas diretas, tem de deixar de existir.
A violência contra a mulher é um problema global e Portugal não é exceção. Os números são assustadores quando se anuncia que, em 2020, são já mais de 11.000 os casos só de violência doméstica.
A este valor somam-se os da violência de género, da obstétrica, da sexual, da psicológica, da financeira, do tráfico de mulheres, do assédio sexual e moral, da perseguição e bullying e de qualquer outra forma de comportamento abusivo. Esta é uma realidade que tem de ser rapidamente eliminada.
Assim, mais uma vez o Museu do Calçado assume-se como meio transmissor desta mensagem fazendo uma homenagem às vítimas de violência de género.
Calce um par destes sapatos e deixe-se sentir… e imagine se um dia, este mesmo par não poderá, também, vir a contar a sua história a outra pessoa.
Estes não são sapatos de vítimas, mas servem para que todos percorram, simbolicamente, o caminho destas mulheres. O seu vermelho é a cor do feminino e do amor, mas também do sangue e da vida que aqui se encontra interrompida e adiada para um futuro incerto.
O sonho é uma das primeiras coisas que se perde… e sonhar é fundamental para se viver. (Léa)