MAIO | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

02 Maio 2018

MAIO | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos

“Hiperconectividade” é um termo criado em 2001 para designar as múltiplas formas de comunicação dos nossos dias, como contacto pessoal (face-to-face), correio electrónico, mensagens instantâneas, telefone ou Internet. Esta rede global de conexões torna-se a cada dia mais complexa, diversa e integrada. No mundo hiperconectado de hoje, os museus juntam-se a esta nova tendência. Esta é a razão pela qual o Conselho Internacional de Museus (ICOM) escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” para o Dia Internacional dos Museus 2018.

É impossível compreender o papel dos museus sem ter em conta todas as conexões que protagonizam e possibilitam. Os museus são uma parte integrante das suas comunidades, da sua herança cultural e paisagística e do seu ambiente. Devido à tecnologia os museus podem hoje alcançar novos públicos, para além do público tradicional, assim como conseguem encontrar novas formas de aproximação das coleções aos diferentes públicos: quer através da digitalização de coleções, como usando elementos multimédia nas exposições ou simplesmente utilizando um hashtag que permite ao visitante partilhar a sua experiência nas redes sociais.

Contudo, nem todas estas conexões se devem à tecnologia. Como os museus se esforçam por manter a sua relevância na sociedade, eles centram a sua atenção na comunidade local e nos diversos grupos que a constituem. Como resultado, estes últimos anos assistimos ao nascimento de inúmeros projetos comuns organizados por museus com a colaboração de minorias, comunidades indígenas e instituições locais. Para envolver estes novos públicos e fortalecer as suas conexões, os museus devem encontrar novas maneiras de interpretar e apresentar as suas colecões.

Associando-se a esta temática geral, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado propõe um conjunto de atividades e visitas temáticas que irão pôr em evidência não apenas a importância da conectividade digital como, mais relevantemente, a importância e significado da conectividade social baseada nas nossas comunidades de referência.

Esteja atento à nossa programação para este mês.

Consulte a nossa agenda e fique a par das nossas atividades.