EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

20 Março 2018

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

No próximo dia 08 de Abril, pelas 16h00, o Museu do Calçado inaugura a exposição “Amber Ambrose Aurèle. Caminhando no País das Maravilhas”, a primeira do novo ciclo programático intitulado “Criar entre mundos. Da cabeça aos pés”.

Fazendo uma leitura transversal à carreira desta designer-artista, e apresentando mundialmente uma coleção inédita, esta exposição marca a estreia desta designer holandesa em Portugal, sendo a sua primeira exposição a solo.

Refletindo sobre os limites contemporâneos da arte e da indústria e sobre as complexas questões do género na actualidade, Amber Ambrose Aurèle acredita que a criação de sapatos é sempre resultado de uma intensa pesquisa interdisciplinar. Com temas sempre inspiradores, que vão da homenagem direta ao neoplasticismo de Piet Mondrian, até alusões ao cosmos ou à literatura, os limites entre calçado e objeto artístico diluem-se em Amber.

Amber Ambrose Aurèle é hoje reconhecida pelos sapatos de saltos vertiginosamente altos, que desafiando os limites entre a Alta-Costura e a Arte, se tornaram na sua imagem de marca. O seu percurso na área do calçado começou em 2010, quando frequentou o curso de produção tradicional de calçado. Em 2012, completou um mestrado em História da Arte Contemporânea, com uma tese que relacionou moda e arte, através de casos emblemáticos de designers de moda como Victor en Rolf, Hussein Chalayan e Walter van Beirendonck. Mais tarde, fez um outro mestrado em design de calçado, com a tese “Significados e símbolos relacionados com o género no design de calçado”.

Um dos pontos-chave das suas criações, repletas de mistério e sex apeal, são os saltos altos que, tal como diz a artista, são ao mesmo tempo vulneráveis e poderosos, elegantes e robustos. Saídas de contos de fadas, as suas coleções são ilustradas com títulos sugestivos que apelam a referências literárias, jogos de palavras e mensagens ambíguas que ganham corpo em objetos irreais saídos de mundos sombrios.

Amber Ambrose Aurèle leciona História da Moda e do Calçado em Gaunzhou e Chonquing, China, e de Cultura e Lifestyle na Academia Artemis Styling, Amesterdão.

CRIAR ENTRE MUNDOS. DA CABEÇA AOS PÉS

16 Março 2018

CRIAR ENTRE MUNDOS. DA CABEÇA AOS PÉS

Há uma urgência, quase compulsória, no ato de criar, esse mesmo que nos faz tirar do nada um tudo. Que confere existência onde antes havia apenas vazio. Criar é produzir. É fazer nascer. Criar é, também, expurgação. É ato de aperfeiçoamento.

Assim é “criar” nos criadores que, em 2018, assomam às salas de exposições temporárias do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado. Neles, em todos eles, criar tornou-se uma premência que alimenta e, simultaneamente, confere existência.

“Criar entre mundos. Da cabeça aos pés” é então a chave conceptual da programação do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, conceito que remete, por um lado, para a multiplicidade cultural e identitária que a proveniência de cada um dos artistas convidados sugere mas também, e a esse tempo, para as múltiplas ideias, conceitos e mensagens que a obra de cada um deles expõe.

Em 2018, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado vão receber 4 novos designers-artistas, cujas exposições temporárias estarão patentes entre Abril e Dezembro. Descobrir os seus mundos e modos de criação e expressão é a proposta dos dois Museus da Cidade, a que se associarão, para além das respetivas exposições temporárias, masterclasses, projectos educativos e pedagógicos, visitas temáticas e tantas outras ações que farão justificar, sempre, uma nova visita a cada um destes belíssimos museus.

Esteja atento(a). Teremos mais novidades em breve!

CULTURando por aí... Férias da Páscoa 2018

13 Março 2018

CULTURando por aí... Férias da Páscoa 2018

“CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas. Este natal decorre de 26 a 29 de março, no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado.

Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa.

Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.

O programa decorre em instituições culturais da cidade, em diferentes períodos do dia, cruzando várias valências e dando oportunidade a que os participantes desenvolvam e descubram novas competências e desenvolvam relações afetivas com as instituições culturais.

Pretende-se ainda, com este programa, estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural desde a mais tenra idade.

Para mais informações e inscrições dirija-se ao Museu da Chapelaria ou contacte-nos pelo 256 200 206 ou pelo e-mail museu.chapelaria@gmail.com.