MUSEU do CALÇADO

EXPOSIÇÃO-INSTALAÇÃO A VERDADE DÓI

17 Novembro 2020

EXPOSIÇÃO-INSTALAÇÃO A VERDADE DÓI

No âmbito do projeto "Sapatos que Pensam" e assinalando o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a exposição-instalação "A Verdade Dói" dá voz a inúmeras mulheres que viram as suas vidas destroçadas por atos de violência.

A violência contra as mulheres é uma das mais transversais à História e sociedades do mundo, atravessando classes sociais e idades. São muitos e diversos os atos profundamente violentos aceites, como a mutilação genital ou o tráfico sexual e que, por pressões sociais, continuam a ser praticados.

Muitas vezes justificados por tradições culturais, dogmas religiosos ou relações de poder instituídas, são atos de violência contra as mulheres que acabam, em muitos casos, em tolerância e até impunidade para com os agressores.

Apontadas pela sua falta de decoro, culpabilizadas pela forma livre como se vestem, acusadas de provocação, pressionadas a reduzirem os seus contactos sociais, alvos de acusações infundadas, objetificadas pelo seu género sexual, estas mulheres sentem-se derrotadas, inúteis, sem saída.

A partilha das suas histórias, dos momentos mais negros que viveram e das experiências de superação servem, assim, de alerta e motivação para que estes casos não voltem a repetir-se, para que sejam levados à justiça e não fiquem escondidos sob uma nuvem de vergonha e constrangimento.

A Verdade Dói! Falar é reviver tudo o que aconteceu, mas é também um ato de coragem e um primeiro passo para o processo de cura. E o silêncio daqueles que também partilham destes problemas, não sendo vítimas diretas, tem de deixar de existir.

A violência contra a mulher é um problema global e Portugal não é exceção. Os números são assustadores quando se anuncia que, em 2020, são já mais de 11 mil os casos só de violência doméstica.

A este valor soma-se o da violência de género, da obstétrica, da sexual, da psicológica, da financeira, do tráfico de mulheres, do assédio sexual e moral, da perseguição e bullying e de qualquer outra forma de comportamento abusivo. Esta é, pois, uma realidade que tem de ser rapidamente eliminada.

Assim, mais uma vez o Museu do Calçado assume-se como meio transmissor desta mensagem fazendo uma homenagem às vítimas de violência de género.

Calce um par destes sapatos e deixe-se sentir… …e imagine se um dia, este mesmo par não poderá, também, vir a contar a sua história a outra pessoa.

Estes não são sapatos de vítimas, mas servem para que todos e cada um percorramos, simbolicamente, o caminho destas mulheres. O seu vermelho é a cor do feminino e do amor, mas também do sangue e da vida que aqui se encontra interrompida e adiada para um futuro incerto.

Como diz Léa, O sonho é uma das primeiras coisas que se perde… e sonhar é fundamental para se viver.

ENCERRAMENTO DO MUSEU AO FIM DE SEMANA

11 Novembro 2020

ENCERRAMENTO DO MUSEU AO FIM DE SEMANA

Atendendo à atual situação epidemiológica e às mais recentes diretivas emanadas no último decreto da Presidência de Conselho de Ministros, informamos que o Museu do Calçado vai estar encerrado ao público nos próximos dois fins de semana » dias 14 e 15 e 21 e 22 de novembro.
Sabemos que a Cultura é segura mas, neste momento, a prioridade é a segurança de todos!
Porque estamos a pensar em si e queremos voltar a contar consigo quando chegar o momento certo! Ajude-nos agora também a ultrapassar este momento.

INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA COM A DESIGNER SILVIA FADÓ :: 11 DE OUTUBRO :: 16H00

01 Novembro 2020

“Silvia Fadó. Arte e Tecnologia” é a nova exposição temporária internacional do Museu do Calçado.

O interesse pelo design funcional e de conforto e o fascínio por calçado inspiraram Silvia Fadó a idealizar coleções onde a alta-costura e a tecnologia se fundem, dando origem a peças de linhas futuristas. Procurando transpor a fronteira entre design e conforto, o calçado de Silvia Fadó traz conforto e funcionalidade a peças de luxo traçando novos caminhos para o futuro do setor do calçado.

A exposição integra o ciclo temático “Memória e Criatividade” que procura trazer à cidade um conjunto de diferentes gerações de designers, criadores e artistas, cuja dimensão criativa explore as relações entre memória e criatividade e entre tradição e inovação, apresentando propostas inovadoras e, muito possivelmente, definidoras para o futuro do setor da chapelaria e do calçado.

De forma a seguir as limitações impostas com a lotação da sala e os procedimentos de higiene e segurança, a exposição irá abrir ao público a partir das 10h00, contudo, para a poder visitar será necessário realizar agendamento prévio.

A entrada será gratuita ao longo de todo o dia.

ARQUIVO