MUSEU do CALÇADO

Destaques

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS 2019

 

| Criar Entre Mundos. Da cabeça aos pés

Em 2019, os dois Museus da Cidade dão continuidade ao seu ciclo expositivo “Criar entre Mundos. Da Cabeça aos Pés”, trazendo à luz as diferentes expressões e universos criativos que caracterizam a obra de cada um dos designers-artistas convidados.

A par das exposições temporárias serão desenvolvidas propostas culturais e pedagógicas paralelas e complementares, como masterclasses, mesas redondas, oficinas criativas, visitas temáticas, projetos educativos e outros abertos à comunidade. Dirigidos a diferentes públicos, estas propostas procuram facilitar a compreensão dos conteúdos explorados promovendo, deste modo, uma maior proximidade a estes espaços museológicos.

Impulsionar a mudança, criar conhecimento, estimular a diversidade, incentivar o esforço e o talento, fazer-nos pensar e evoluir enquanto seres societais, conduzir à reflexão crítica, dar lugar à colaboração entre inovação e tradição são, assim, os objetivos da proposta cultural dos museus para 2019.

 

| KEI KAGAMI. SEM LIMITES

DATA DE INAUGURAÇÃO | 18 DE MAIO, 16H00

DATA DE ENCERRAMENTO | 29 DE SETEMBRO DE 2019

Kei Kagami é um arquiteto, um designer de moda e um designer de calçado. Criador por natureza e dotado de uma personalidade enigmática, Kei Kagami encontra-se muito à frente do tempo presente, propondo no objeto da sua criação, um outro futuro para a moda. Espetador atento ao Mundo que o rodeia, Kei Kagami recusa-se a seguir tendências. Ao invés, procura dentro de si o elemento criador inspirando-se nos seus heróis, analisando as inquietações que lhe surgem, objetificando emoções, conceptualizando pensamentos, reunindo temas, conceitos e histórias que, só depois, lhe possibilitam dar início ao processo criativo. Diluindo as fronteiras entre conceptualização e construção, o calçado de Kei Kagami apresenta-se com uma linguagem muito peculiar que conjuga a produção artesanal com o uso de técnicas e materiais únicos, como a fibra de vidro, de soluções inesperadas e até de apontamentos anatómicos, mecânicos e arquiteturais. Visualmente evocadoras de temáticas obscuras e mundos futuristas, as propostas de Kei Kagami conseguem iludir um olhar mais desatento ao encerrarem um grande propósito, o de inspirar a vida e a mudança.

O Museu do Calçado apresenta pela primeira vez em Portugal, o universo particular de Kei Kagami numa exposição que levará o espetador a viajar ao longo de 34 coleções ilustrativas da obra deste designer-artista.

 

| COSTA MAGARAKIS. (IM)POSSIBILIDADES FANTÁSTICAS 

DATA DE INAUGURAÇÃO | 11 DE OUTUBRO 2018

DATA DE ENCERRAMENTO | 03 DE MAIO DE 2020

Costa Magarakis cria esculturas com histórias para contar. Inspiradas na época vitoriana e romances de ficção científica e animadas por elementos do imaginário infantil, as suas peças grotescas ganham imagéticas profundamente surrealistas. Um dos elementos recorrentes nas suas criações são os sapatos que acredita terem uma “personalidade própria”. Para Costa Magarakis, o sapato é também símbolo de movimento, de viagem, de lugar distante, de descoberta e, a cada nova peça, ele sente-se capaz de viajar pelo mundo sem ter de sair do seu estúdio. No mundo imaginário de Costa Magarakis, o sapato perde a sua função por completo transformando-se numa caixa de pandora de onde brotam flamingos-máquinas, barcos piratas, patos emudecidos ou, até, cenários de desgraça. Depois de Singapura e dos Estados Unidos da América, Costa Magarakis chega agora a Portugal para se apresentar, pela primeira vez, numa exposição a solo no Museu do Calçado.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA